Razão de Ser

O LABESPAÇO pretende contribuir para a formação de investigadores qualificados e especialistas actuantes, vocacionados quer para o ambiente académico quer para a prática profissional em áreas relacionados com o projecto de arquitectura.

O conhecimento é construído a partir de situações de pós-ocupação, i.e., através da avaliação de espaços em situação de uso e direcciona-se para a construção de um corpo teórico-metodológico que permita, em situações de pré-ocupação, simular o desempenho dos objectos projectados, testar e ponderar as suas implicações funcionais.

Entende-se que conhecendo os processos que suportam e condicionam o funcionamento das organizações sociais, i.e. a forma como se constituem e fazem representar no espaço, as exigências espaciais das actividades que desenvolvem e o modo como o espaço suporta ou condiciona a sua realização e, dispondo de meios de análise que permitam obter informação relevante sobre o desempenho dos espaços construídos, então será possível obter respostas a problemas específicos do uso do espaço e projectar espaços adaptados aos contextos que suportam