Dissertações - Espaço Doméstico

Rui Emanuel Garcia Pereira

A reinvenção da casa-pátio mediterrânica - L'and Vineyards, Alentejo; um caso de estudo

Junho de 2011

A "casa-pátio mediterrânica" evidencia princípios normativos - constantes espaciais ou regras morfológicas de natureza topológica - que permitem identificar um genótipo arquitectónico. A casa e o pátio formam um todo indissociável, regido por uma regularidade geométrica, em que o pátio ocupa uma condição de centralidade formal, funcionando como o elemento ordenador do espaço da habitação e do território envolvente.

Esta dissertação teve como principal objectivo caracterizar os princípios morfo-tipológicos – genótipo (do grego genos, originar, provir, e typos, característica) e fenótipo (do grego phebo, evidente, brilhante, e typos, característica) – presentes nas habitações em pátio projectadas no empreendimento L'and Vineyards. (apresentação, dissertação)

 

 

Tatiana Franco Branco

Arquitecturas do Habitar Colectivo - Flexibilidade, Transformabilidde e Adaptabilidade no Bairro de Alvalade

Junho de 2011

A importância das transformações actuais das formas de habitar e da estrutura da habitação colectiva, assim como todo o conjunto das alterações previsíveis, constituem material de estudo e reflexão na área disciplinar da Arquitectura. A compreensão da formação dos modelos de espaço doméstico gerados no século XX e a sua relação com os modos de vida actuais constitui um fundo de experiência e conhecimento essencial para entender e enquadrar as transformações presentes e informar o projecto do espaço doméstico do séc. XXI. (apresentação, dissertação)

 

 

Cristina Fernandes Gouveia Pedrosa

Da cidade ao indivíduo: o papel da requalificação urbana de conjuntos de Habitação de interesse social: Estudo da requalificação física do espaço público do bairro de contumil, na cidade do Porto

Outubro de 2010

O principal objectivo desta dissertação é compreender o papel da requalificação do espaço público residencial, enquanto espaço arquitectónico, em operações de reabilitação de conjuntos de Habitação de Interesse Social. Pretende-se explorar as contribuições da requalificação física do espaço público destes conjuntos residenciais para o equilíbrio urbano, arquitectónico e social das cidades.
Com este objectivo, procura-se identificar critérios essenciais a ter em conta em operações de reabilitação de conjuntos de Habitação de Interesse Social de modo a promover condições de integração urbana, de qualidade arquitectónica e de satisfação residencial dos respectivos habitantes. Os critérios compilados, de natureza morfológica, são aplicados na análise crítica de um caso de estudo seleccionado: o Bairro de Contumil, na cidade do Porto, construído em 1977 e alvo de uma operação de requalificação do espaço público no ano de 2007. (dissertação)

 

Cristina Neyra Brandão de Vasconcelos

Evolução social e transformação do espaço doméstico no bairro social do Arco do Cego em Lisboa - Um estudo de um quarteirão de habitações unifamiliares reabilitadas

Maio de 2010

Este trabalho aborda o modo como a organização do espaço doméstico se adapta às necessidades dos seus utilizadores. O trabalho desenvolve-se no âmbito das relações entre concepção arquitectónica e vivência do espaço. O objecto de estudo incide sobre habitações unifamiliares em contexto urbano, tendo como estudo de caso um quarteirão do Bairro Social do Arco do Cego em Lisboa. (apresentação, dissertação)

 

 

 

Sónia Ildefonso

Vilas operárias em Lisboa: emergência de novos modos de habitar - O Caso da Vila Berta

Novembro de 2008

Este trabalho aborda a viabilidade de utilização de edifícios de habitação pluri-familiar inseridos numa das tipologias de alojamento operário dos finais do séc.XIX e inícios do séc.XX em Lisboa - a vila operária. Iidentifica a situação actual do espaço habitacional, caracteriza-o sob o ponto de vista da sua evolução funcional, e conclui sobre as condições de habitabilidade que pode ou não oferecer às famílias contemporâneas. (apresentação, dissertação)

 

 

António Manuel Seabra Pinelo

Frank Lloyd Wright Usonian Houses Uma abordagem sintáctica ao estudo do espaço doméstico

Setembro de 2008

Este trabalho aborda a organização do espaço doméstico. O objecto de estudo escolhido são as "Usonian Houses", projectadas por Frank Lloyd Wright (FLW) a partir de 1936. O objectivo é explorar o conceito de "arquitectura orgânica" aplicado nestas casas e analisar as estratégias projectuais adoptadas por FLW. Trata-se de explorar, os aspectos da forma arquitectónica, em termos de organização espacial e funcional, e relacioná-la com a sua dimensão social, i.e. identificar as condições a que o espaço habitacional obedece para responder às solicitações dos seus utilizadores. (apresentação, dissertação)